SEJA BEM VINDO AO IBICARAÍ NOS ESPORTES! AQUI VOCÊ FICA BEM INFORMADO COM O QUE ACONTECE NO ESPORTE DE IBICARAÍ E REGIÃO!!

sábado, março 05, 2011

Saúde - Gordura X Esporte


O lipídio ou gordura como é conhecido possui funções corpóreas importantes para a vida humana. Ela tem papel importante para o metabolismo energético, amortecimento de impacto, proteção, isolamento, formação de membrana celular, síntese de hormônios, transporte e armazenamento de vitamina e controle da fome e da sensação de saciedade.
É um combustível rico em vit. E. O que é importante destacar é que há a gordura corporal essencial , com suas funções fisiológicas, contudo, a gordura dispensável é aquela que compõe o excesso no consumo alimentar.
Na ausência da gordura essencial, o organismo se utiliza dos outros macronutrientes e isso gera um desequilíbrio, uma vez que cada qual possui funções fisiológicas específicas e importantes, sendo assim eles terão que “substituir” a gordura e deixarão de cumprir com eficiência sua função no organismo.
Não apenas a gordura que se consome, mas também a do cozimento deve ser levado em conta. E principalmente a qualidade dessa gordura. Os ácidos graxos saturados é que devem ser evitados (frituras, óleos de imersão, industrializados, etc), especialmente os Trans, já a gordura considerada “boa” por elevar os níveis de HDL (colesterol “bom”) é a que está presente nos óleos vegetais (azeites, castanhas, nozes, etc) e dos peixes, os ômegas. São os ácidos graxos conhecidos como mono e poliinsaturados .
Durante os exercícios leves ou moderados, a gordura contribui com cerca de 50% das necessidades energéticas. Durante o exercício/treino, o papel da gordura armazenada se torna mais importante e durante o exercício prolongado, os ácidos graxos podem fornecer quase 90% das necessidades energéticas do organismo.
Isso tudo nos dá a idéia da devida importância de cada macronutriente (proteína, carboidrato e lipídio). O que torna fácil concluir que dietas rígidas, onde se prega abolir qualquer um deles é altamente prejudicial .
Para se orientar corretamente, é sempre bom consultar um profissional capacitado.

Ref. Bibliográficas: Nutrição, Exercício e Saúde. McArdle, W.D.; Katch, F.I. Editora Medsi. São Paulo-SP – 4ª. Ed.

Postado por: Larissa Antunes e Vitória Régia

0 comentários:

Postar um comentário

ACESSE TAMBÉM

ACESSE TAMBÉM
CLIC NA IMAGEM E ACESSE CCIESPORTE.BLOGSPOT.COM

Veja também:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Free Samples