SEJA BEM VINDO AO IBICARAÍ NOS ESPORTES! AQUI VOCÊ FICA BEM INFORMADO COM O QUE ACONTECE NO ESPORTE DE IBICARAÍ E REGIÃO!!

quinta-feira, março 03, 2011

Diabetes e o esporte


Existem dois tipos de Diabetes, o tipo 1 é uma doença auto-imune, que faz com que o pâncreas pare de produzir insulina. Já o diabetes tipo 2, normalmente está associado a obesidade e resistência insulínica. Os exercícios físicos trazem benefícios para ambos os casos, por recrutar glicose para fornecer energia as contrações musculares, ajuda a regular os níveis de glicemia. A diminuição de gordura corporal, decorrente de um maior gasto energético, também ajudará devido a diminuição de resistência a insulina. Exercícios aeróbicos, além do maior dispêndio de energia, também fazem com que haja mais eficiência no uso de insulina.

É de importância crucial a monitoração dos níveis de glicemia sanguíneos antes, durante e depois dos exercícios físicos. Caso sentir fraqueza ou tontura, é recomendável medir a glicemia durante o treinamento. Tenha consciência que a glicose circulante vai ser utilizada durante o exercício físico, portanto alimente-se bem. Se o nível de glicemia cair drasticamente, a sensação pode ser de desorientação, fraqueza, chegando até parada cardíaca. Portanto lembre-se de ter um carboidrato de alto índice glicêmico por perto como uma bebida isotônica.

Uma das formas para evitar a hipoglicemia em relação ao Diabetes do tipo I é conhecer o efeito de cada tipo de exercício na glicemia para a realização da adaptação da insulina necessária.

Estudos realizados com crianças e e adolescentes que apresentavam Diabetes do tipo I demonstraram que a atividade física após 6 meses melhorou o controle metabólico. Em indivíduos com Diabetes do tipo II , esse benefício foi verificado após 12 meses de acompanhamento.

Postado por: Felipe Vazami eLilian Taeko

Referência Bibliográfica
RAMALHO, Ana Claudia R.; SOARES, Sabrina. O papel do exercício no tratamento do diabetes melito tipo 1. Arq Bras Endocrinol Metab, São Paulo, v. 52, n. 2, Mar. 2008 .

0 comentários:

Postar um comentário

ACESSE TAMBÉM

ACESSE TAMBÉM
CLIC NA IMAGEM E ACESSE CCIESPORTE.BLOGSPOT.COM

Veja também:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Free Samples