SEJA BEM VINDO AO IBICARAÍ NOS ESPORTES! AQUI VOCÊ FICA BEM INFORMADO COM O QUE ACONTECE NO ESPORTE DE IBICARAÍ E REGIÃO!!

quarta-feira, julho 13, 2011

Pela primeira vez no Brasil, dirigente é banido do futebol por mala branca

quarta-feira, 13 de julho de 2011
fonte: GLOBOESPORTE.COM

Decisão do TJD baiano afasta do esporte o presidente do Serrano, clube que chegou às semifinais no campeonato estadual deste ano

O presidente do Serrano, clube da cidade de Vitória da Conquista que disputa a Primeira Divisão do Campeonato Baiano, foi banido do futebol, acusado de oferecer dinheiro a jogadores do Juazeiro para que o time ganhasse do Camaçari durante o estadual - a popular “mala branca”. Além do afastamento do esporte, o dirigente Herbert Silva Andrade Júnior terá que pagar uma multa de R$ 6 mil – mesmo valor do incentivo oferecido - de acordo com a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva.
O julgamento, em segunda instância, ocorreu nesta terça-feira em Salvador. Na primeira instância, o cartola havia sido inocentado. No entanto, a Procuradoria da Federação Bahiana de Futebol recorreu da decisão. Por 5 votos a 2, o Pleno do TJD decidiu condenar o dirigente. De acordo com o secretário do órgão, Roberto Araújo, este é o primeiro caso de condenação de dirigente por prática da mala branca no futebol brasileiro.
A decisão ainda cabe recurso, mas, como ocorreu em segunda instância no Tribunal baiano, o próximo passo da defesa é recorrer ao Supremo Tribunal de Justiça Desportiva.
Procurado pela equipe do GLOBOESPORTE.COM, o dirigente disse que se surpreendeu com a decisão, mas preferiu não se estender sobre o assunto.
- O Tribunal já havia me julgado e eu fui absolvido por unanimidade. Não sei quem resolveu recorrer. Eu nem estava presente, apenas meu advogado. Vamos recorrer da decisão e procurar a real justiça – disse o dirigente.
Segundo Herbert, a diretoria do clube ainda não se reuniu para decidir como ficará a direção do clube enquanto o STJD não julga o caso.
- Vamos procurar a Federação Bahiana para saber quais são os trâmites legais. Mas eu não queria comentar mais o assunto até a decisão do STJD, até porque neste momento qualquer declaração pode ser prejudicial. Mas vamos buscar a justiça – prometeu.

Bahia de Feira e Serrano brigam por vaga na semifinal do 
Campeonato Baiano (Foto: Divulgação)
Em campo, o Serrano (de branco) fez bonito e chegou às semifinais do estadual (Foto: Divulgação)
Saiba o que aconteceu
O caso teve início após uma entrevista do presidente do Juazeiro, Eládio Magalhães, ao site baiano Galáticos Online. A declaração foi feita logo após o término da primeira fase do Campeonato Baiano. Segundo Eládio, o presidente do Serrano, Herbert Andrade, teria oferecido R$ 6 mil de “incentivo” para o Juazeiro vencer o Camaçari na última rodada da primeira fase do torneio estadual. No mesmo dia, o Serrano perdeu para o Bahia por 1 a 0. O time do interior se classificaria para a segunda fase mesmo a derrota, desde que o Camaçari não vencesse o Juazeiro.
- Oficialmente, o presidente do Serrano nos procurou para oferecer uma gratificação pela vitória ou pelo empate. Achei uma atitude decente, porque ele procurou a diretoria do Juazeiro. Nós o levamos no vestiário para ele se comprometer com os atletas e garantir que, no resultado de empate ou vitória, estaria ali com o dinheiro para dar a gratificação - disse Eládio Magalhães ao site baiano.

O time juazeirense, que não tinha mais chances de classificação na disputa, segurou o empate e garantiu a classificação do Serrano. No entanto, de acordo com o TJD, o pagamento da mala branca não chegou a ser efetivado. Mesmo assim, o Tribunal entendeu que apenas a promessa já se configura como irregularidade, com base no artigo 242 (dar ou prometer vantagem indevida a membro de entidade desportiva, dirigente, técnico, atleta ou qualquer pessoa [...] para que, de qualquer modo, influencie o resultado de partida) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O Serrano chegou às semifinais do Campeonato Baiano e terminou a competição na quarta posição.
De acordo com o secretário do TJD, Roberto Araújo a defesa alegou que a situação não se configurava como mala branca, uma vez que o dinheiro não teria sido oferecido aos jogadores.
- A alegação foi de que a promessa foi feita ao presidente do clube e não aos atletas. Segundo as duas partes – presidentes do Juazeiro e do Serrano – o pagamento não chegou a ser feito.

Dirigente foi acusado por outra ‘mala branca’
Apesar de punido por oferecer dinheiro ao Juazeiro, o presidente do Serrano, Herbert Silva Andrade, chegou a ser acusado de uma segunda mala branca no mesmo campeonato. No entanto, o caso não foi analisado pela Justiça Desportiva.
A diretoria do Vitória da Conquista, clube da cidade da mesma cidade que o Serrano, também acusou o rival de oferecer dinheiro a seus jogadores. No entanto, o Serrano negou a acusação através de nota no seu site oficial.
- Inconformado com a ascensão do Serrano à Série A do Baianão e, posteriormente, a classificação para as quartas de final, o presidente do ECPP Vitória da Conquista, leva a rivalidade, que deveria ficar entre as quatro linhas, para fora de campo. De maneira irresponsável e leviana, o presidente do ECPP divulgou nota no site do seu clube acusando o Serrano de oferecer mala branca à sua agremiação. Fato este que nunca aconteceu – informava a nota.
 

0 comentários:

Postar um comentário

ACESSE TAMBÉM

ACESSE TAMBÉM
CLIC NA IMAGEM E ACESSE CCIESPORTE.BLOGSPOT.COM

Veja também:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Free Samples