SEJA BEM VINDO AO IBICARAÍ NOS ESPORTES! AQUI VOCÊ FICA BEM INFORMADO COM O QUE ACONTECE NO ESPORTE DE IBICARAÍ E REGIÃO!!

quarta-feira, julho 20, 2011

Hoje o Clube dos Comerciários faz aniversário conheça a sua história

quarta-feira, 20 de julho de 2011
por Murilo Benevides Fotos da história do CCI no orkut
fonte: HISTÓRIA DE IBICARAÍ


Hoje, o Clube dos Comerciários de  Ibicaraí está completando 64 anos de fundação, neste período vários personagens, fatos e acontecimento ligados a entidade se misturaram a outros tantos discorridos pela sociedade ibicaraiense, e é neste contexto de miscelânea social, que me atrevi a contar um pouco da história deste tradicional clube.

Eventos na primeira sede oficial do CCI
Na década de 40, Ibicaraí ainda era um distrito ligado à cidade de Itabuna, porém, um lugar bastante alegre e festivo, onde reunia personagens de várias partes da região. No centro do distrito, precisamente onde hoje funciona a Agência dos Correios, havia um Clube Social, famoso por proporcionar os tradicionais bailes festivos.

Apesar dos grandes eventos proporcionados pelos diretores da entidade, apenas a burguesia vigente, ou seja, juízes, advogados, fazendeiros, comerciantes, etc. freqüentavam as dependências do Clube, deixando de fora a maior parte da sociedade.

Sentindo-se excluídos dos famosos eventos sociais, os comerciários do município tiveram a ideia de criar um espaço alternativo, que também pudessem fazer as suas festas, entretanto, o baixo poder aquisitivo dificultou o florescimento da ideia, situação que perdeu força depois do desentendimento entre os diretores do Clube Social com o freqüentador João Assis Pimenta, que ficou impedido de frequentar o Clube. Inconformado com a decisão dos diretores, outro freqüentador do Clube Social, Hidelbrando Francisco de Assis procurou o amigo João Pimenta e juntos formaram um novo grupo e resolveram colocar a ideia dos comerciários em prática.

Para início, o novo grupo ocupou o imóvel onde hoje funciona o escritório de compra de cacau do Sr. Mário Augusto Modesto, na Rua Barão do Rio Branco. Entretanto, percebeu-se que o local não era adequado para a realização das atividades festivas, resolveram mudar para o Colégio do professor Otávio Monteiro, onde hoje está localizada a loja de materiais para construção “A Nacional”.


Apresentação do Conjunto Jedson, na Micareta de 1984
Em 20 de julho de 1947, coincidentemente no dia do amigo, foi inaugurada a nova sede, com a denominação Clube dos Comerciários de Ibicaraí, tendo como primeiro presidente, o Sr. João Esteves dos Santos. O novo local logo se tornou - nos finais de semana - um dos pontos de encontro mais concorridos da cidade, além do espaço para dançar, beber e bater papo, o local também foi utilizado, por várias vezes, para apresentações teatrais. Entretanto, o fato de prepara as salas para os badalados finais de semana e depois ter a obrigação de deixá-las prontas e arrumadas para as aulas da segunda-feira pela manhã, tornou-se impreterível providenciar um espaço definitivo para a realização dos bailes sociais.
 
Fantasias a caráter
No final da década de 50, Ibicaraí já havia se emancipado e, o prefeito do jovem município, o Sr. Almir B. Menezes, demonstro-se interessado em colaborar para a construção da nova sede. Com o apoio de outras pessoas influentes na sociedade, o projeto ganhou forças que permitiu a aquisição de um terreno, em frente ao mesmo local onde estava funcionado a sede provisória, ao lado da feira municipal. Em pouco tempo as obras foram iniciada e no ano seguinte, já estava funcionando a nova sede oficial do Clube dos Comerciários de Ibicaraí, com mais espaço e maior comodidade, as festas de Micareta se tornaram memoráveis para toda sociedade, com apresentações de várias bandas do município, de toda a região e do Brasil, sempre encerradas com a banda “Bispão”, que conduzia os foliões com instrumentos de sopro, para encerrar os festejos na Praça Henrique Sampaio.

No decorrer dos anos seguinte, outros nomes assumiram a responsabilidade da presidência e sempre com o mesmo objetivo festivo.

Confira relação de todos os presidentes do Clube dos Comerciários de Ibicaraí:
Período                                             Presidente
1947/1949     João Esteves dos Santos
1949/1951     * Euclides Rosalino dos Santos
1951/1953     *Euclides Rosalino dos Santos
1953/1955     *João Esteves dos Santos
1955/1957     *Tescon Bertelot Miranda
1957/1959     *João Batista de Assis
1959/1961                -
1961/1963     Gilberto Carvalho Mota
1963/1965     Josuel Alves Macedo Santos
1965/1967     Gilberto Carvalho Mota
1967/1969     José Carlos de Oliveira
1969/1971     José Néri de Santana
1971/1973     Rosalvo Florentino do Nascimento
1973/1975     José Pedro Monteiro Lira/Rosalvo Florentino do Nascimento
1975/1977     Milton Gama de Oliveira/ Samuel Macedo Santana
1977/1979     Vicente Silva Correa
1979/1981     José Raimundo de Moura
1981/1982     Joselito Leal Mota
1982/1984     José Pinto Leal
1984/1986     José Pinto Leal       
1986/1988     José Pinto Leal
1988/1990     José Pinto Leal
1990/1992     Joilson Filadelfo
1992/1994     Paulo César Ferreira Ramos
1994/1996     Rafael Oliveira Santos
1996/1998     Anselmo Alves dos Santos/ Edileuza Garcia Gomes
1998/2000     Rafael Oliveira Santos
2000/2002     Rafael Oliveira Santos
2002/2004     Rafael Oliveira Santos
2004/2006     Paulo César Ferreira Ramos
2006/2008     Rildo/ Fábio Souza
2008/2010     Fábio Sousa
2011/2013     José Guilherme

Fonte: Dados da Pesquisa.                                             * Período de administração incerto


Grupo de sócios reunidos para a demarcação do novo terreno
No final da década de 60, o número de sócios havia crescido. A necessidade de um espaço maior tornou-se evidente a cada baile realizado na entidade. Em 1969, o então presidente do Clube dos Comerciários Sr. José Néri de Santana, negociou a compra do terreno das freiras, pertencente à Congregação Irmãs Filhas da Igreja, dividindo o pagamento em 24 parcelas mensais.

Em 1971, no termino da gestão do Sr. José Neri, foi concluído também, o pagamento da última promissória, definindo de uma vez por todas a compra do terreno, motivo de muita comemoração entre os diretores e os sócios do Clube. Entretanto, apenas o primeiro passo havia sido dado e a missão seguinte seria construir a nova sede.

Devido à “tropeços” na administração de alguns gestores - como foi o caso do ex-presidente Joselito Leal Mota, que segundo a ata de 11 de dezembro de 1981, consta o afastamento do mesmo, do cargo de presidente da entidade, por demonstrar falta de credibilidade na sua administração - a nova sede demorou de sair do papel.

José Pinto, com o capacete de operário, fiscalizando as obras da nova sede
Entretanto, José Pinto Leal assumiu o cargo da direção com a missão de mudar a cara do Clube, e com a ajuda dos sócios, do comércio local e dos políticos da época, a diretoria conseguiu organizar inúmeras programações para angariar recursos, como os grandiosos bingos, com os quais os valores arrecadados foram direcionados à construção da nova sede social.

Em 1984, o sonho começou a sair do papel, e sobre os olhares do presidente José Pinto Leal, o projeto ganhou forma. Apesar da magnitude da obra, em pouco tempo o novo salão ficou disponível para os festejos dos sócios e de toda a comunidade. Vários eventos foram realizados no Clube dos Comerciários de Ibicaraí como: os bailes de debutantes, festas juninas, micaretas, bingos, desfile da Garota CCI e vários outros eventos. Neste ambiente fértil de alegria, varias bandas se apresentaram dentre elas estão: Alma Latina, Cassino de Sevilha, Acarajé com Camarão, Asas Livres, Axé, Bispão, Bonde do Forró, Bragada, Frank Aguiar, Calcinha Preta, Cacau com Leite, Caviar com Rapadura, Chorpus, Cio da Terra, Conexão, Cordas e Vocais, Estilo 7, RG7, Flor de Cactus, Imagem, Impressão Digital, Joedson, Kallifa, Latitude 10, Lordão, Luis Bahia Show, Mente Livre, Noite de Estrelas, os Águias, Phase, Raimundo & Ribeiro, Raio da Silibrina, Santa Paula, Trio da Huanna, Top Love e várias outras.

Anos mais tarde foram construídas as piscinas, o salão de jogos, a academia de musculação, a ampliação da área do bar e o campo de futebol.

Val do Luxo e Murilo Benevides
Este último começou a ser construído em abril de 1997, devido ao empenho do saudoso Edivaldo Moreira da Silva, o vulgo “Val do Luxo”, - taxei-o como saudoso porque é de meu conhecimento o valor deste ser humano, que esteve sempre empenhado nas atividades esportivas do clube (ao lado direito Val me entrega o prêmio de artilheiro em 2004). A influência de Val trouxe o apoio do prefeito da época Sr. Astor Mauro Ribeiro, que disponibilizou a Patrol da prefeitura para o alinhamento do terreno, em seguida, ficou a cargo dos diretores e dos sócios a implantação das árvores, do gramado, das traves etc.. Em janeiro de 1998, foi inaugurado o campo de futebol com a realização de um torneio. Em 1999 foi realizado o primeiro campeonato de futebol do Clube dos Comerciários de Ibicaraí, com apenas uma categoria mista, e tendo como campeão o Casa da Pempa. Nos anos seguintes a competição foi dividida em duas categorias, novos e máster. Cronologicamente os campeões seguiram a seguinte ordem:

Ano                                        Novos                                               Máster
1999                                                    Casa da Pemba
2000                                      Toca do Urubu                    Santa Cruz
2011                                      Bahia                                    Primavera
2002                                      Babado Novo                       Primavera
2003                                      Bahia                                    União
2004                                      BNEC                                               Barateiro
2005                                      Nacional                               Cerâmica Ibicaraí
2006                                      Kirloucos                              Lig Max
2007                                      Os Cobras                            Barateiro
2008                                      Os Cobras                            Cerâmica Ibicaraí
2009                                      Dinamáfia                            Coaraci
2010                                      Ótica Smar                           Os Esponjas

Desfile da Garota CCI
Porém, o Clube não ficou restrito apenas ao futebol de campo. Os desfiles da Garota CCI realizado anualmente pelo Sr. Paulo César Ferreira Ramos reuniram as mais belas garotas da cidade. Outros eventos como as competições de futebol de salão, vôlei e natação se tornaram referência em toda a região, por envolver várias cidades vizinhas.

Prof. Julival Pereira colocando a medalha de um jovem nadador
Apesar dos momentos gloriosos, o Clube dos Comerciários de Ibicaraí teve uma decadência nos últimos anos, alguns pesquisadores apontam para o empobrecimento da região, com a crise na monocultura do cacau.

O associado do Clube dos Comerciários de Ibicaraí hoje tem a sua disposição: as aulas de natação; os banhos de sol na beira da piscina de terça a domingo; as peladas de futsal nas terças, quartas e quintas-feiras à noite; o campeonato de futsal; o campeonato de futebol de campo. O presidente José Guilherme ainda tem se empenhado para realizar uma das etapa do baiano de natação na piscina do clube, tentando resgatar as tradições que nos últimos anos deixaram de existir.

A diretoria do Clube dos Comerciários de Ibicaraí hoje é composta pelos seguintes associados: 

Cargo                                    Nomes
Presidente                                       José Guilherme Souza Santos
Vice-presidente                               Joel Gomes da Silva
1° Secretário                                    Evanildo Ferreira Bispo
2° Secretário                                    Rildo Pereira Campos
1° Tesoureiro                                   Fredson José dos santos
2° Tesoureiro                                   Renato Farias Calixto
Conselho Fiscal                             Julival Pereira Santos
Membro do Conselho Fiscal        Valtaire Alves Moreira e
Membro do Conselho Fiscal        Jacson Gomes de Araújo
Suplente do Conselho Fiscal      Danilo Gomes Lima
Suplente do Conselho Fiscal      Salatiel de Jesus Almeida
Suplente do Conselho Fiscal      Almir Oliveira da Silva

Você pode ver várias outras fotos da história do CCI no álbum do orkut do Clube e só clicar aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

ACESSE TAMBÉM

ACESSE TAMBÉM
CLIC NA IMAGEM E ACESSE CCIESPORTE.BLOGSPOT.COM

Veja também:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Free Samples