Inglês conquista sua primeira vitória na temporada com ultrapassagem a cinco voltas da bandeirada
Com uma ultrapassagem a cinco voltas do fim do GP da China, Lewis Hamilton tirou a invencibilidade de Sebastian Vettel na temporada deste ano Fórmula 1. O alemão bem que tentou a quinta vitória consecutiva, mas o não-funcionamento do Kers (sistema de recuperação de energia cinética) foi decisivo para o piloto da Red Bull perder a vitória na mais emocionante corrida dos últimos tempos na categoria. As diferentes estratégias, o desgaste discrepante dos pneus e a asa móvel proporcionaram um GP memorável.
BLOG: Fred Sabino comenta resultado do GP
Foi a 15ª vitória de Hamilton na categoria, curiosamente num fim de semana muito tenso para o inglês. Na quinta-feira, ele admitiu publicamente pela primeira vez que sua fidelidade à McLaren tinha limite e que ele poderia sair do time. Para piorar, foi superado pelo companheiro Jenson Button na classificação e quase não saiu dos boxes para a volta de instalação rumo o grid com problemas no Kers.
O pódio foi completado por Mark Webber, que apagou o péssimo 18º lugar no grid com uma atuação fantástica, belas ultrapassagens e ritmo alucinante, principalmente nas últimas voltas. Jenson Button (McLaren), Nico Rosberg (Mercedes), Felipe Massa (Ferrari), que chegaram a liderar a corrida em diferentes momentos, perderam fôlego nas últimas voltas e ficaram em quarto, quinto e sexto lugares, respectivamente.
Já Fernando Alonso teve uma atuação apagada com sua Ferrari e acabou apenas em sétimo, sem ter participado da briga pelos primeiros lugares em nenhum momento da prova. Michael Schumacher (Mercedes), Vitaly Petrov (Renault Lotus) e Kamui Koabayashi (Sauber) completaram a zona de pontuação e Rubens Barrichello (Williams) foi o 13º colocado.
Apesar de ter perdido os 100% de aproveitamento no ano, Vettel segue com boa margem na liderança do Mundial. Ele tem 68 pontos, contra 47 de Hamilton, 38 de Button, 37 de Webber, 26 de Alonso e 24 de Massa.
TABELA: Veja a nova classificação do campeonato
A CORRIDA
Partindo da pole, Vettel não largou bem e caiu para terceiro, atrás de Button e Hamilton, com Rosberg, Massa e Alonso a seguir. Os seis permaneceram nessas posições, sem muitas brigas, até a primeira rodada de pit stops, após 13 voltas.
Rosberg foi o primeiro a parar e, com pneus novos e pista limpa, conseguiu ganhar tempo para assumir a ponta quando os demais foram aos boxes. O alemão, então, ficou à frente de Vettel, Rosberg, Massa e Hamilton, enquanto Alonso perdeu posições por ter sido o último a parar.
A ordem dos ponteiros permaneceu essa até a segunda rodada de trocas de pneus, quando a dinâmica da corrida foi completamente alterada. Vettel, Massa e Alonso decidiram retardar ao máximo o segundo pit stop, enquanto Rosberg, Button e Hamilton pararam antes.
A tática da Red Bull e da Ferrari era de uma parada a menos. No começo deu certo, pois Vettel e Massa, que liderou brevemente, mantiveram-se em primeiro e segundo já com os pneus duros obrigatórios e sem a necessidade de uma nova parada. No entanto, embora também com borracha dura, só que bem mais nova, Rosberg, Hamilton e Button reagiram logo.
A 15 voltas do fim, começou a arrancada espetacular de Hamilton rumo à vitória, quando ele se livrou de Rosberg. Pouco tempo depois, ele passou Massa e partiu com tudo para cima de Vettel, que, sem poder usar o nada confiável Kers da Red Bull, foi presa fácil a cinco voltas do fim.
Mais atrás, quem chegava de forma ainda mais fantástica era Webber, com um ritmo entre três e cinco segundos mais veloz por volta do que os ponteiros. Com facilidade, ele engoliu Massa, que, após bela atuação, se arrastou pela pista nas últimas voltas, Rosberg e Button.
No fim, Hamilton levou sem problemas seu carro à bandeirada e comemorou muito com o time pelo rádio. Isso tudo depois de o campeão de 2008 quase não ter sequer saído dos boxes para levar seu carro ao grid...
RESULTADO DO GRANDE PRÊMIO DA CHINA
1º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - 56 voltas
2º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 5s1
3º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 7s5
4º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - a 10s0
5º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 13s4
6º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 15s8
7º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 30s6
8º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 31s0
9º - Vitaly Petrov (RUS) Renault Lotus - a 57s4
10º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 1m03s2
11º - Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes - 1m08s7
12º - Nick Heidfeld (ALE) Renault Lotus - a 1m12s7
13º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - 1m30s1
14º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - 1m30s6
15º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a uma volta
16º - Heikki Kovalainen (FIN) Team Lotus-Renault - 1a uma volta
17º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - a uma volta
18º - Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth - a uma volta
19º - Jarno Trulli (ITA) Team Lotus-Renault - a uma volta
20º - Jerome d'Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth - a duas voltas
21º - Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth - a duas voltas
22º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Hispania-Cosworth - a duas voltas
23º - Narain Karthikeyan (IND) Hispania-Cosworth - a duas voltas
ABANDONO
Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - 1m36s158
VOLTA MAIS RÁPIDA
Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m38s993, na 42ª
Fonte: LANCEPRESS!
BLOG: Fred Sabino comenta resultado do GP
Foi a 15ª vitória de Hamilton na categoria, curiosamente num fim de semana muito tenso para o inglês. Na quinta-feira, ele admitiu publicamente pela primeira vez que sua fidelidade à McLaren tinha limite e que ele poderia sair do time. Para piorar, foi superado pelo companheiro Jenson Button na classificação e quase não saiu dos boxes para a volta de instalação rumo o grid com problemas no Kers.
O pódio foi completado por Mark Webber, que apagou o péssimo 18º lugar no grid com uma atuação fantástica, belas ultrapassagens e ritmo alucinante, principalmente nas últimas voltas. Jenson Button (McLaren), Nico Rosberg (Mercedes), Felipe Massa (Ferrari), que chegaram a liderar a corrida em diferentes momentos, perderam fôlego nas últimas voltas e ficaram em quarto, quinto e sexto lugares, respectivamente.
Já Fernando Alonso teve uma atuação apagada com sua Ferrari e acabou apenas em sétimo, sem ter participado da briga pelos primeiros lugares em nenhum momento da prova. Michael Schumacher (Mercedes), Vitaly Petrov (Renault Lotus) e Kamui Koabayashi (Sauber) completaram a zona de pontuação e Rubens Barrichello (Williams) foi o 13º colocado.
Apesar de ter perdido os 100% de aproveitamento no ano, Vettel segue com boa margem na liderança do Mundial. Ele tem 68 pontos, contra 47 de Hamilton, 38 de Button, 37 de Webber, 26 de Alonso e 24 de Massa.
TABELA: Veja a nova classificação do campeonato
A CORRIDA
Partindo da pole, Vettel não largou bem e caiu para terceiro, atrás de Button e Hamilton, com Rosberg, Massa e Alonso a seguir. Os seis permaneceram nessas posições, sem muitas brigas, até a primeira rodada de pit stops, após 13 voltas.
Rosberg foi o primeiro a parar e, com pneus novos e pista limpa, conseguiu ganhar tempo para assumir a ponta quando os demais foram aos boxes. O alemão, então, ficou à frente de Vettel, Rosberg, Massa e Hamilton, enquanto Alonso perdeu posições por ter sido o último a parar.
A ordem dos ponteiros permaneceu essa até a segunda rodada de trocas de pneus, quando a dinâmica da corrida foi completamente alterada. Vettel, Massa e Alonso decidiram retardar ao máximo o segundo pit stop, enquanto Rosberg, Button e Hamilton pararam antes.
A tática da Red Bull e da Ferrari era de uma parada a menos. No começo deu certo, pois Vettel e Massa, que liderou brevemente, mantiveram-se em primeiro e segundo já com os pneus duros obrigatórios e sem a necessidade de uma nova parada. No entanto, embora também com borracha dura, só que bem mais nova, Rosberg, Hamilton e Button reagiram logo.
A 15 voltas do fim, começou a arrancada espetacular de Hamilton rumo à vitória, quando ele se livrou de Rosberg. Pouco tempo depois, ele passou Massa e partiu com tudo para cima de Vettel, que, sem poder usar o nada confiável Kers da Red Bull, foi presa fácil a cinco voltas do fim.
Mais atrás, quem chegava de forma ainda mais fantástica era Webber, com um ritmo entre três e cinco segundos mais veloz por volta do que os ponteiros. Com facilidade, ele engoliu Massa, que, após bela atuação, se arrastou pela pista nas últimas voltas, Rosberg e Button.
No fim, Hamilton levou sem problemas seu carro à bandeirada e comemorou muito com o time pelo rádio. Isso tudo depois de o campeão de 2008 quase não ter sequer saído dos boxes para levar seu carro ao grid...
RESULTADO DO GRANDE PRÊMIO DA CHINA
1º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - 56 voltas
2º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 5s1
3º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 7s5
4º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - a 10s0
5º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 13s4
6º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 15s8
7º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 30s6
8º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 31s0
9º - Vitaly Petrov (RUS) Renault Lotus - a 57s4
10º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 1m03s2
11º - Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes - 1m08s7
12º - Nick Heidfeld (ALE) Renault Lotus - a 1m12s7
13º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - 1m30s1
14º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - 1m30s6
15º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a uma volta
16º - Heikki Kovalainen (FIN) Team Lotus-Renault - 1a uma volta
17º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - a uma volta
18º - Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth - a uma volta
19º - Jarno Trulli (ITA) Team Lotus-Renault - a uma volta
20º - Jerome d'Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth - a duas voltas
21º - Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth - a duas voltas
22º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Hispania-Cosworth - a duas voltas
23º - Narain Karthikeyan (IND) Hispania-Cosworth - a duas voltas
ABANDONO
Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - 1m36s158
VOLTA MAIS RÁPIDA
Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m38s993, na 42ª
Fonte: LANCEPRESS!
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