SEJA BEM VINDO AO IBICARAÍ NOS ESPORTES! AQUI VOCÊ FICA BEM INFORMADO COM O QUE ACONTECE NO ESPORTE DE IBICARAÍ E REGIÃO!!

sexta-feira, outubro 22, 2010

No aniversário de 58 anos de emancipação política, o esporte ibicaraiense não tem nada para comemorar

Hoje Ibicaraí completa 58 anos de emancipação política e muitos festejos foram preparados para este dia. Entretanto, o esporte Ibicaraiense está abandonado e não tem nada para comemorar.
Hoje peguei minha Bikelink para dar um giro nas quadras da cidade e o abandono do poder público retrata o fracasso do esporte municipal.
Primeiro sai da minha humilde casa e pedalei aproximadamente uns 2 Km, até a quadra da Avenida Itabuna, a destruição é impressionante, na quadra, mal dá para ver a demarcação das linhas, a trave não existe e a tabela de basquetebol sumiu, o voleibol é praticado por alguns trabalhadores, que só podem jogar à noite. Porém, a iluminação é feita através dos postes da rua. 

Buracos nas redes laterais
A quadra não tem trave para prática do futsal e nem tabelas para o basquetebol
Carente de refletores, os atletas recorrem à iluminação da rua
Logo depois, pedalei uns 1,5Km em direção ao bairro Bela Vista, mas segundo os moradores, no bairro não existe quadra e os futuros esportistas se divertem na rua. É uma verdadeiro descaso com o esporte.

Saindo do Bela Vista, parti em direção ao povoado de Salomeia, aproximadamente uns 6Km do local onde eu estava. Chegando lá encontrei alguns pequenos futebolistas, correndo atrás de uma bola.
Na quadra da Salomeia, a situação é um pouco melhor do que a quadra da avenida Itabuna, lá, ao menos há traves, mas as condições da prática de outros esportes são limitadas.

As tabelas não existem e as traves estão fora do padrão, inclusive tortas
A demarcação da quadra está apagada
Sem refletores, o esporte só pode ser praticado durante o dia
Da Salomeia tomei o percurso de volta, e ao passar no Bairro do Luxo, precisamente em frente ao abandonado "prédio" da antiga fabrica de Coca Cola, me deparei com o improviso dos moradores, que sentindo a necessidade de uma quadra, aproveitaram o terreno abandonado e colocaram traves para praticarem o futsal.
Espaço tem, só falta investimento
Área improvisada para a praticar o futsal
Condições precária, mas o esporte é garantido
Saindo do Luxo, pedalei uns 2,5Km até a quadra que fica em frente ao Colégio João Batista de Assis, lá as condições são melhores do que a quadra da Salomeia, porém, a tabela de basquetebol só se encontra em um dos lados da quadra e sem aro, bem que já houve refletores no local, mas hoje encontra-se apenas os postes
Os postes estão no lugar, mas os refletores...
Há tabela em um dos lados, mas não tem aro
do outro lado a tabela desapareceu e a trave está torta
Para dar o próximo passo, ou melhor, a próxima pedala, não foi preciso fazer muito esforço, pois o Ginásio de Esportes estava apenas a 100m de onde eu me encontrava.
Chegando no local, a sena é de guerra e só mostrando as imagens é possível expressar tanto descaso.
Carro destruído ao lado do ginásio, a sena é de guerra
Destruíram da pia da cantina, dentro do ginásio
As folhas de zinco da cobertura estão desaparecendo
As portas dos banheiros foram arrancadas
depredação e um mal cheiro terrível dentro do banheiro
As privadas foram arrancadas
O espaço que deveria ter sido construído um parque aquático ganhou outros projetos
A situação do Ginásio de Esportes é tão devastadora que, ao perceber a minha presença no local,  os moradores vizinhos ao Ginásio, me indagaram sobre o fato deu estar tirando fotos. E tentando me explicar relatei que era para o blog, em homenagem ao dia da cidade. Então os moradores pediram para fazer uma denuncia, sobre vândalos que usam o espaço para o consumo de drogas. "que antagônico, o lugar seria para a pratica dos esportes e existem pessoas consumindo drogas"

O fato é que não eu poderia mais demorar, pois a tarde caia e tive que partir. O destino dessa vez foi a Vila Santa Isabel (ou Km 41), à 4,5 km do Ginásio. No caminho, resolvi passar no Estádio de Futebol, lembrei que lá também tem quadra e as imagens relatam o que eu deveria falar
Os buracos do mastro para rede do voleibol estão entupidos
Os refletores estão danificados
As traves, as tabelas e aros estão em condições precárias
Seguindo viagem cheguei a Vila Santa Isabel e nada de novidade. Foi mais uma quadra abandonada pelo poder público. Traves em péssimas condições, o voleibol nunca foi apresentado aos moradores do povoado, o Handebol nunca ouviram falar e o basquetebol segue o padrão de destruição das tabelas e aros.
Não existe refletores e a demarcação da quadra está sumindo
Não há incentivo como torneios e campeonatos
Nem tabela nem aro, apenas uma trave enferrujada
Da Vila pedalei mais 9Km até chegar ao povoado de Cajueiro e foi lá que a situação se tornou um desastre. Segundo moradores, a quadra começou a ser construída na época em que Monaliza Tavares ainda era prefeita, só que a obra nunca foi concluída e a população do Cajueiro está carente de novos esportes.
Não existe quadra, apenas um espaço
Esperdício de verba pública
Olhando estas imagens nos vamos comemorar o que?
Visando o futuro, as Olimpíadas serão realizadas pela primeira vez no Brasil e se estas são as condições que o poder público de nossa cidade nos oferece, o que, neste dia de aniversário da cidade, nos vamos comemorar?


Por Murilo Benevides

3 comentários:

Sandoval Novais disse...

Mais uma vez Murilo parabéns pela matéria, que triteza vejo como estão tratando do esporte de nossa cidade. Não sei se vc sabe eu, e meu amigo Merica fomos contemplado com o titulo de cidadão ibicaraiens. E pasme, nos vários discursos que fizeram, os deputados, o prefeito e os veradores, apenas Allain falou um pouquinho do esporte. Não dão nenhuma importância, é uma pena que a coisa chegou a esse ponto.

Anônimo disse...

Cara o esporte de nossa cidade está mesmo uma desgraça não sei como o povo suporta tanto descaso quando é q a população de Ibicaraí vai acordar e pedir por melhorias?

Unknown disse...

Murilão, cada povo tem o governo que merece, na hora de votar as pessoas infelizmente se preocupam em receber alguma vantagem, de preferencia financeira, isso que vc relatou na matéria, é o resultado de anos e anos de descaso, e voto errado, vamos pensar seriamente nisso, e aprender a votar com inteligencia, parabens pela matéria.

Postar um comentário

ACESSE TAMBÉM

ACESSE TAMBÉM
CLIC NA IMAGEM E ACESSE CCIESPORTE.BLOGSPOT.COM

Veja também:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Free Samples