domingo, 23 de outubro de 2011
fonte: ibicaraiesporte.com
O Guarany Esportes Clube, foi fundado em 22 de outubro de 1963, idéia de Naziozênio Raimundo Souza (Nazinho) e dos irmãos João Calazans dos Santos e José Calazans dos Santos. O primeiro uniforme foi confeccionado por Eremita e Eurides Calazans e tinha as seguintes cores: camisas azuis, com golas vermelhas, calções vermelhos e meões azuis. Na década de 60 em inicio o Guarany era um time modesto, que não alcançou grandes resultados dentro de campo, sofrendo algumas goleadas, mas tinha já uma grande torcida, tinha como adversários o fortíssimo Pérola, o Santa Izabel, o Juventus, o Flamengo e a AESI.
fonte: ibicaraiesporte.com
Time Campeão em 1981 |
Na década de 70 o Guarany começa montar uma estrutura capaz de enfrentar de igual para igual os seus adversários. Já em 1973 consegue ganhar o seu primeiro titulo municipal, dez anos após a sua fundação ganhou aquele campeonato com os seguintes jogadores: João Calazans, Osvaldo Calazans, Zé Carlos, Rizaldo, Adelmo, Tonho, Liminha, Cebuí, Tonho de Cícero, Zezinho, Banha, Jonas Báia, Nozinho, Gaguinho, Cabila, carlinhos, Otto Calazans, o presidente era Denson Almeida e o grande Dirigente e fundador Nazinho. Em 1975 adota definitivamente as cores atuais o verde e branco no seu uniforme. Seguia firme, se estruturando cada vez mais, para se tornar numa grande força no futebol local. Já na década de 80 o Guarany com a extinção do Pérola, Juventus e outros mais, começou a travar grandes duelos com o 22 de Outubro seu maior rival até hoje.
O escudo |
O Guarany na década de 80 teve seu melhor desempenho dentro de campo, ganhando os campeonatos de 80, 81, 83, 85 e 86, já naquela época o Guaracho como é conhecido pela sua fiel torcida, tinha torcedores espalhado em todos os cantos da cidade, transformando-se na equipe de maior torcida do futebol de Ibicaraí.
Alguns Dirigentes e Presidentes passaram pelo Guarany e deixaram suas marcas, contribuindo na construção da sua história. Além de Nazinho e os irmãos João e José Calazans, tivemos também, Ernesto Gonçalves Moreira (Nelsinho), Francisco Xavier, Antônio Raimundo Costa Menezes (Tucano), João Francisco dos Santos, Antônio Paulo, Claudionor José de Lima (Nozinho), José Raimundo Dias, José Adelmo Santos, Jose Nery de Santana, Sivaldo Raimundo Souza, José Carlos dos Santos (Dudé), Yonaldo Guedes, Agnaldo Gama Rodrigues, Weldon Santana, Fábio Francisco dos Santos.
FATOS MARCANTES: Em 1983 No tapetão, contra o Cantareira, time da época e já extinto, segundo relato de dirigentes, o campeonato foi parar na Justiça Comum, a Juíza da época determinou que o jogo fosse realizado em um domingo, 10 horas, e com portões abertos, o Guarany foi a campo, e com a ausência do seu adversário a equipe ganhou o seu quarto titulo.
Outro fato e desta vez engraçado, é que o goleiro Pedro da equipe da década de 60, ao fazer uma defesa de um pênalti, o boné que usava caiu no fundo do gol, ele com a bola nos braços foi buscar, o juiz apontou para o centro validando o gol.
Um dos primeiros times - 1964 |
Desde a sua fundação grande nomes defenderam o Guarany, podemos destacar alguns: Cabila, Nozinho, Paderão, Pedro Guarda, Louro Paleteiro, Otto Calazans, Dade, João Calazans, depois Banha, Alberto, Urubu, Belinha, Morro Redondo, Liminha, Jonas Báia, Alicate, Gil de Lomanto Jr, Tonho de Cícero, Copeu, Renan, China de Almadina, Ailton e Gaguinho de Feira de Santana, Roliço, Nal goleiro, Adriano de F. Azul, Tonho Coberta, Gil Lima, Ademir, Adelmo, Gadú, Chico Guenen, Nelson Papo.
Nazinho um dos fundadores |
Nos anos 80 pra cá foi outro desfile de craques: Davi, Badega, Pelé, Jorgão, Dinho Bradesco, Coronel, Kerginaldo, Gel, Valmir, Dadau, Silvio, Sildo, Pernal, Chicão, Paulo Boate, Regis, Japú, Ostér, Lelêta, Pato, Pizúla, Audiley, Rildo, Tony Bahia, Dedêu, Sinha, Che, Zé Branco, Betinho, Hallil, Alvinho, Pilape, Madalena o xodó da galera, e tantos outros.
Em 2009 depois de ficar sete anos fora do campeonato o Guarany volta e conquista o Heptacampeonato, contra o Luxo Esporte Clube por 1 a 0, gol do goleiro Everton, cobrando falta, no dia 25 de outubro. Os heróis da conquista foram: Everton, Dedeu, David, Luciano, Piá, André, Paulo Vitor, Diego, Índio, Tiago, Zé Mário, Alan, Isaquinho, Madalena, Del Campos, Hallil, Pequeno, Wilian, Márcio, Nino, Jaquinho, Welton, o Téc. Audiley e o Aux. Téc. Raimundo, o Pres. Fábio Francisco e o Dir. de Marketing José Adelmo.
texto: Sandoval Novais
0 comentários:
Postar um comentário